A coruja-orelhuda mede cerca de 27 cm de comprimento.
É localmente comum em áreas abertas, campos com árvores e arbustos, cerrados, caatingas e até cidades, como o Rio de Janeiro.
Presente em grande parte do Brasil, com exceção das áreas florestais da Amazônia. Encontrada também da Venezuela à Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
O mocho-dos-banhados Esta é uma coruja com cerca de 37 cm, aspecto delgado e partes inferiores finamente estriadas, possuindo asas longas e “orelhas” curtas e inconspícuas (Meyer-de-Schauensee, 1970; Sick, 1997), tarso e dedos recoberto por penas. Medidas: comprimento: 34 - 42cm; peso: 206-396g (machos) e 260-475g (fêmeas); asa: 281-335mm.
Habita campos abertos e banhados onde pode ser vista caçando durante o dia, pousando sobre o solo ou peneirando. Ativa tanto à noite quanto de dia, com pico de atividade ao anoitecer. Normalmente menos ativa nos períodos de meio do dia e meio da noite (Konig, “Owls of the World”).
Migratória, veio da América do Norte, atravessando os Andes até a Terra do Fogo. Vive em amplos banhados e caça durante o dia. No Brasil, ocorre de Minas Gerais e São Paulo até o Rio Grande do Sul. É comum nas regiões setentrionais da Europa e da Ásia. Em áreas tropicais, o Mocho é residente, não apresentando características migratórias significativas.